gersonjferreira / Redirecionamento CAPES-Periódicos

Published:

Version: 1+7e51e9e

Summary: Redirecionamento CAPES Portal de Periódicos

License: MIT; https://opensource.org/licenses/MIT

** Desenvolvido por**
Prof. Gerson J. Ferreira, e Bruno Messias de Resende

Mais informações: visite a webpage da extensão.

Como usar

Como os UserScripts executáveis pelo Tampermonkey são bastante limitados no Safari, optamos por ativar a extensão por uma combinação de teclas.

  1. Primeiro, você deve estar na rede da Universidade, ou logar no sistema de acesso remoto CAFe.
  2. Estando na página do periódico que deseja acessar, pressione simultaneamente as teclas CTRL+ALT+e para fazer o redirecionamento manual
  • Obs: é para usar a tecla CTRL mesmo, e não a CMD.

Verificamos que esta combinação de teclas não afeta nenhum outro atalho no Safari. Porém, caso entre em conflito com algum outro plugin, você pode alterar a combinação editando o código-fonte instalado no Tampermonkey. Se precisar de ajuda, nos contate.

O texto que segue reflete minha opinião e motivos pessoais para desenvolver esta extensão

Desde o dia 1° de junho de 2016, a CAPES modificou nossa forma de acesso ao conteúdo de revistas científicas, restringindo-o exclusivamente ao Portal de Periódicos.

Infelizmente esta medida reduz drasticamente nossa agilidade de buscar e acessar referências bibliográficas. Particularmente, inutiliza o acesso a publicações via links diretos, como os links internos dos arquivos PDF e sistemas internacionais desenvolvidos com o propósito de agilizar nosso acesso, como o DOI.

Esclareço que aprovamos o sistema de acesso remoto CAFe recentemente desenvolvido pela CAPES. Este sim facilita o acesso a periódicos quando estamos fora da universidade. Nossa indignação se restringe apenas à limitação do acesso direto estando na universidade.

Com o intuito de fornecer uma solução emergencial(?) para nossa angústia, desenvolvemos esta simples extensão.

Rating: 0